Hipertensão Intracraniana Benigna em Salvador

Hipertensão Intracraniana Benigna em Salvador

Hipertensão Intracraniana Benigna

Hipertensão intracraniana idiopática é um aumento na pressão do líquido que banha o cérebro, denominado líquido cefalorraquidiano (abreviação: LCR). Também chamado de líquido cerebroespinal, ou líquor. A doença também é conhecida como hipertensão intracraniana benigna, ou pseudotumor cerebral.

Se a quantidade de líquido que é fabricada for superior à capacidade de reabsorção para o sistema venoso, haverá um acúmulo constante. O resultado é um aumento excessivo da pressão que esse líquido exerce sobre o cérebro, cada vez mais comprimido por ele.

Quais são os sintomas?
Sintomas incluem dor de cabeça e alterações visuais. É importante conhecer para não confundir com enxaqueca.

  • Dor de cabeça que tipicamente melhora na posição ereta (sentada ou em pé). Nesta posição, a gravidade ajuda a aliviar a pressão do líquor sobre o cérebro, distribuindo-o mais facilmente para baixo. Por outro lado, a dor piora na posição deitada. Nessa posição, fica mais fácil esse líquido subir ao cérebro e exercer mais pressão.
  • Tinnitus pulsátil – “barulho no ouvido”, como se fosse um coração batendo, provavelmente sendo causado por um fluxo turbulento do sangue proveniente da região hipertensa de dentro do crânio, para a região de baixa pressão da veia jugular, que drena esse sangue. O “barulho no ouvido” não precisa ser necessariamente pulsátil, podendo ocorrer continuamente;
  •  Sintomas visuais: Conforme aumenta a compressão do líquido sobre o cérebro, aumenta também a pressão nos nervos que se localizam atrás dos olhos, os chamados nervos ópticos (um de cada lado). Possiveis sintomas incluem visão embaçada, visão dupla e/ou perda da visão periférica, e episódios intermietentes de perda da visão. O exame de fundo de olho pode revelar um inchaço na área circular onde o nervo óptico se conecta com a retina, e que se chama disco óptico ou papila óptica. O inchaço na papila óptica (ou disco óptico) recebe o nome de papiledema ou edema de papila. Se não tratado, pode evoluir para perda da visão.
  •  Tonturas, vertigens, náuseas, vômitos, diminuição da memória, rigidez de nuca e outros sintomas inespecíficos (ou seja, que nem de longe são exclusivos da hipertensão intracraniana idiopática).

Não é necessário ter todos esses sintomas para ter hipertensão intracraniana idiopática.

Um dos fatores principais associados à hipertensão intracraniana idiopática é obesidade. Se for esse o caso, é imprescindível adotar um estilo de vida que compreenda boa alimentação, sono e atividade física, a fim de reverter o quanto antes o excesso de peso. Todos as pessoas, na verdade, até mesmo as que não estão doentes, deveriam se cuidar para prevenir o ganho excessivo de peso.

A primeira suspeita clínica é através dos sintomas, chamando atenção para aqueles de dor de cabeça que sempre melhora na posição sentada ou em pé, e piora na posição deitada; e dos sintomas visuais. Nem todos os pacientes, no entanto, têm esse padrão de dor de cabeça (que piora deitado e melhora sentado ou em pé), o que pode dificultar e atrasar o diagnóstico.
Existem diuréticos especiais que podem baixar a pressão intracraniana que podem ser utilizados para teste terapêutico.

O exame oftalmológico e a medida da pressão do liquor são essenciais para este diagnóstico.

Hipertensao-Intracraniana-Benigna-em-Salvador

Hipertensão Intracraniana Benigna em Salvador

Hipertensão Intracraniana Benigna em Salvador

MÉDICO

Neurocirurgião

MÉDICO

Neurocirurgião

Sou o Dr. Washington Luiz de Oliveira, atualmente Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, da Sociedade de Neuroncologia Lantinamerica (SNOLA) e da European Association of Neurosurgical Societies. Tudo isso com um só objetivo: oferecer um bom atendimento ao paciente que é, acima de tudo, uma vida a ser preservada.

Leia Mais

Atendimento médico em Salvador – BA para convênios médicos e pacientes particulares. Aceitamos planos de saúde Bradesco, Amil, SulAmérica, Petrobras, Unimed, Assefaz e Geap.

Atendimento especializado em Neurocirurgia em Salvador – Bahia, com foco no diagnóstico e tratamento de doenças do cérebro e da coluna. O neurocirurgião realiza procedimentos para tumor de cérebro, tumor na medula, meningeoma, glioma, metástase cerebral, neurocirurgia oncológica e neuralgia do trigêmeo. Também atua no tratamento de fratura de coluna, hérnia de disco e dor lombar, oferecendo cuidados personalizados e tecnologia avançada para garantir mais segurança e qualidade de vida aos pacientes.

Atendimento médico em Salvador – BA para convênios médicos e pacientes particulares. Aceitamos planos de saúde Bradesco, Amil, SulAmérica, Petrobras, Unimed, Assefaz e Geap.

Sou neurocirurgião em Salvador – Bahia, com atuação nos principais hospitais da cidade: Hospital Aliança (HA), Hospital Cardiopulmonar, Hospital Jorge Valente (HJV), Hospital Santa Izabel e Hospital Português da Bahia. Meu trabalho é dedicado ao diagnóstico e tratamento de doenças do sistema nervoso central e da coluna, oferecendo cuidado humanizado e técnicas de alta complexidade.

Atuo em neurocirurgia oncológica, realizando procedimentos para tumor de cérebro, tumor na medula, glioma, meningeoma e metástase cerebral, utilizando recursos avançados para garantir maior precisão e segurança. Também trato condições como neuralgia do trigêmeo, que causa dores intensas na face, devolvendo qualidade de vida aos pacientes.

Na área de coluna, realizo cirurgias para fratura de coluna, hérnia de disco e casos de dor lombar persistente, sempre buscando preservar a mobilidade e acelerar a recuperação.

Meu atendimento é pautado pela escuta atenta, avaliação criteriosa e escolha das melhores estratégias terapêuticas para cada caso. Com estrutura de ponta nos hospitais de Salvador e uma abordagem centrada no paciente, ofereço soluções completas para problemas neurológicos e ortopédicos complexos, unindo ciência, tecnologia e experiência médica.

Copyright © 2025 Dr. Washington Oliveira, todos os direitos reservados.

Responsável Técnico: Dr. Washington Oliveira • CRM: 20295-BA – RQE Nº: 13617

Copyright © 2023 Dr. Washington Oliveira, todos os direitos reservados.

Responsável Técnico: Dr. Washington Oliveira • CRM: 20295-BA – RQE Nº: 13617